As palavras são como vinho, é preciso beber para sabê-las. Mas, não é tão simples, é preciso antes aprender a bebê-las, degustá-las,descobrir os seus becos, seus meandros, seus aromas secretos de palavras, saber esperar a sua hora minúscula, oculta, seus caramelos congelados que esperam a chegada da primavera para transformar-se de novo em palavras pétreas e poder significar.

terça-feira, 21 de julho de 2009

A melhor cantora feia do mundo


Qua, 15/04/09
por Paulo Nogueira |
| tags Britain’s Got Talent, I Dreamed a Dream, Susan Boyle

Calma. Não desista de ler este texto, e muito menos de ver o vídeo, por causa da feiúra desleixada e grisalha da mulher que está segurando o microfone. Dê uma chance a Susan Boyle. Ela levantou uma platéia que a recebera com risos cínicos no programa de televisão Britain’s Got Talent, da ITV, depois de cantar “I Dreamed a Dream”, do musical Les Miserables. Cantores, dançarinos, comediantes - todo tipo de artista, enfim - competem por um prêmio de 100 000 libras, cerca de 330 000 reais. Basicamente, os concorrentes são eliminados até que sobre um. Terminada a apresentação, os três jurados dizem simplesmente sim ou não. Se prevalecer o sim, o candidato continua. Se não, adeus. Fora o dinheiro e a celebridade, o vencedor leva ainda o bônus de participar de um espetáculo em cuja platéia está a família real. Vale a pena passear pelo site do programa. Um primor. Você vai se divertir.


É a terceira temporada de Britain’s Got Talent, um dos maiores sucessos de audiência do Reino Unido. Susan ainda não levou nada. Simplesmente passou de fase. Mas virou uma sensação. O vídeo em que ela aparece virou um fenômeno na internet. Ela estourou não apenas no Reino Unido. Em sua página no Twitter, o ator americano Ashton Kutcher colocou um link do vídeo. “Ela fez minha noite”, escreveu ele. A mulher de Kutcher - a ex-gostosa Demi Moore - respondeu que Susan a levara às lágrimas. Tão logo Susan começa a cantar, a platéia e os jurados se deslumbram. “Sem dúvida, foi a maior surpresa que tive em três anos de programa”, disse um dos jurados. “Foi o maior sim que já dei a qualquer candidato.”

Suspeito que a feiúra tosca de Susan - em oposição à beleza suave de sua voz - tenha contribuído para o encantamento. Mas não estou seguro.

Susan tem 48 anos. É escocesa. Está desempregada. Mas a fortuna bateu à sua porta: dinheiro não será mais um problema para ela, provavelmente. Ela disse, no palco, que nunca foi beijada.

Não chega a ser uma surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pelotas, RS, Brazil
Quem sou eu? Pois começo a pensar: como Leolo, não o sou, porque eu sonho. Parce que moi, je rêve. Je ne le suis pas. Abdico do reinado de ser para estar um rio: um poderoso rio castanho, taciturno, indômito e intratável... O aroma das uvas sobre a mesa de outono. O seu estuário onde a estrela-do-mar, o caranguejo e o espinhaço da baleia são arremessados para a pulsação da terra. Tudo tange e vibra. Fora isso, há esse tempo de agora, ex nihilo, mastigando algum pedaço de silêncio enquanto a poesia vibra. Desse mim, não há muito o que dizer, mas certamente há muito o que inventar.

Seguidores